quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Kia Picanto tem sólida mecânica e versatilidade


Uma primeira avaliação do Kia Picanto ocorreu na cidade. Desta vez a bordo da versão dotada com câmbio automático, cedida para avaliação pela Sun Motors, foi possível a "esticada" até o litoral gaúcho na ida e volta a Tramandaí pela freeway. Na rodovia e em suas longas retas em mais de 250 quilômetros rodados, o Picanto demonstrou sua versatilidade. Não é somente o veículo urbano que se torna cansativo no uso rodoviário. Nada disto. O Picanto transitou com desenvoltura na rodovia e se não fosse o limite legal poderia ser bem mais veloz na performance.
O motor 1.0, com 80 HP, da nova geração Kappa, é eficiente, no entanto tem suas particularidades. Não é um motor de "arrancada", de um torque que impressiona. Mesmo porque não dá para fazer milagre com um motor com apenas três cilindros, destituído de turbo compressor. Mas a partir dos 3 mil giros até o final da faixa útil aos 6,5 mil giros este motor concentra uma boa dose de potência. E isto gera um comportamento dinâmico que não é monótono e que distancia o Picanto do conceito de "carro de entrada". Aquele que é somente prático, mas destituído do prazer maior na condução. O Picanto vai além.
E sua excepcional rigidez torsional, junto ao cuidadoso revestimento termoacústico no habitáculo, são fatores positivos que passam a impressão que ali está um carro do segmento superior dos hatchbacks médios. É notável também a evolução na utilização dos materiais de revestimento interno macios que refletem conforto e a preocupação da Kia em agradar a consumidores exigentes em todo o mundo, já que será comercializado em mais de 120 países.
O Picanto tem uma ótima estabilidade direcional, anda em linha reta sem desvios na trajetória, sendo tremendamente estável também em curvas, graças à colocação das rodas nas extremidades da plataforma. Aliás, o conjunto mecânico parece tão sólido e confiável que este Picanto até admitiria, quem sabe, uma versão esportiva dotada de motor turbinado com bem mais que os 80 HP do Kappa tricilíndrico. Mas esta é uma solicitação de quem testa carros profissionalmente. Não seria um pedido do consumidor médio global para quem a beleza do design e a solidez do desempenho do Picanto bastam.

FONTE: Correio do Povo - Carros e Motos

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