quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Utilitário com DNA brasileiro


A Renault está em lua de mel com o consumidor brasileiro. Prova disso são os recentes anúncios do presidente mundial da marca, Carlos Ghosn, de investimentos de R$ 500 milhões, que, somados aos R$ 1 bilhão projetados para o período 2010-2015, devem resultar na produção de mais 100 mil veículos por ano no país, superando o volume de 380 mil carros ao ano. Na esteira dos investimentos, o grupo aproveitou para lançar em Foz do Iguaçu o primeiro SUV da marca. Para Ghosn, o utilitário é uma peça-chave para o crescimento de vendas da Renault no Brasil. "O Duster contribuirá para reforçar a imagem da marca enquanto empresa brasileira", assegura o executivo. O off road da marca francesa chega em seis versões de acabamento, com dois diferentes motores (1.6 16V Hi-Flex e 2.0 16V Hi-Flex) e duas opções de tração (4x2 ou 4x4) e três versões de câmbio: o manual de seis e cinco marchas e o automático, na versão 4x4, com quatro velocidades. Os preços variam de R$ 50.900 a R$ 64.600. Todas as versões de acabamento do modelo oferecem série de itens como direção hidráulica, ar-condicionado e vidros e travas elétricas. O modelo comercializado na Europa sofreu alterações ao ser produzido no Brasil. Foram investidos R$ 75 milhões para garantir o conforto dinâmico das suspensões, conforto acústico, desenvolvimento de novas peças e modificação no design interno e externo. São 774 novos componentes. Para diminuir o nível de ruído interno, por exemplo, foram aplicadas 45 peças a mais em relação ao carro europeu. Foram desenvolvidas novas molas/amortecedores, bem como outra variedade de tecidos e espumas e painel. O motor ganhou quatro diferentes versões e 44 novas peças. "É um carro com DNA brasileiro de verdade", garante o diretor de engenharia para a América Latina Pierre-Jean Montanie. "Estamos no melhor momento da Renault no Brasil, que em setembro registrou 6% de participação no mercado pela primeira vez. É uma marca cada vez mais brasileira", afirma o presidente no Brasil, Jean-Michel Jalinier.

Fonte: Correio do Povo - Carros e Motos

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