quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A solidez do Korando

O Korando, da SsangYong apresentado oficialmente no Salão de Genebra, em março deste ano, foi testado esta semana pelo Correio do Povo. O veículo é o primeiro SUV da marca que adota a construção monobloco ao invés da tradicional construção de carroceria sobre chassi que define o restante da linha da montadora coreana. Convém lembrar que esta construção tradicional, embora amplie a robustez dos utilitários da marca, também denotam o passado "militarista" da SsangYong, que nas últimas décadas foi um dos principais fornecedores de veículos militares para os exércitos asiáticos. 
A montadora tem agora o controle acionário da indiana Mahindra. Os espertos e tecnológicos indianos embalados pelo sucesso da Tata Motors no gerenciamento da Jaguar e Land Rover querem que a SsangYong melhore o design e a tecnologia de sua linha de produtos. E o Korando, testado por uma tarde em Porto Alegre, realmente é diferente no desenho e, principalmente, no comportamento dinâmico em relação aos sólidos e confiáveis SUVs da marca que não possuem este diferencial da construção em monobloco. O Korando apresenta rigidez torsional com flexibilidade. Nas manobras urbanas, a direção com assistência elétrica é leve, mas não distancia o esportivo do "sentir a rodovia", o que permite melhor controle direcional: há leveza na condução num veículo responsável.As suspensões são independentes nas quatro rodas e absorvem satisfatoriamente as irregularidades do pavimento. O rodar é seguro, sem sobressaltos. O consumo médio é de 15 quilômetros por litro em rodovia e não menos do que 13 por litro em cidade. Há múltiplos controles eletrônicos que visam a segurança ativa e passiva e seis airbags de série. Trata-se de um SUV com tração integral, com distribuição de torque entre os eixos dianteiro e traseiro sob demanda. E o sutil Korando tem uma enorme capacidade para o fora de estrada. Como todos os SsangYong.

Fonte: Correio do Povo - Carros e Motos

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