quinta-feira, 6 de outubro de 2011

March: carro seguro na estrada e ágil na cidade


O consumidor brasileiro somente obteve contato esporadicamente com carros urbanos pequenos produzidos no Japão, que foram importados na década passada sem continuidade. Já que as importações partiam de empresas que traziam alguns modelos como o Daihatsu Cuore, e os revendiam, mas não prosseguiam na empreitada. Mas o March, testado nesta semana por Carros e Motos, cedido pela autorizada Iesa, é uma tentativa consistente da Nissan de aumentar sua participação de mercado através do "japonesinho".
O March foi totalmente desenvolvido no Japão e segue a estética dos carros pequenos ou minúsculos da própria Nissan e das outras marcas japonesas que sempre fizeram grande sucesso no país de território restrito. Mas com uma frota assombrosa de 72 milhões de veículos que correm por auto-estradas "espremidas" entre o mar e a montanha. Então nada mais lógico do que utilizar no Japão carros minúsculos, amigáveis às pessoas e ao meio ambiente.
O March tinha sido testado na versão 1.6 há 60 dias atrás durante um festival da Nissan realizado em Porto Alegre. Mas era necessário testá-lo também na versão que terá maior difusão no Brasil. Esta é a 1.0 S, que custa em torno R$ 27.790. Um preço competitivo, portanto, para um carro que sai de fábrica equipado com duplo airbag, regulagem de altura do banco, controle remoto e fechamento das portas e mais uma série de conveniências para o consumidor. Esta versão S possui motor com 74 HP que no teste revelou-se mais à vontade nas médias e altas rotações. Há alguns "engasgos" ou "trancos" na passagem da primeira para a segunda marcha, por exemplo. E a potência só transita normalmente a partir 2.500 a 3.000 giros.
O March é um veículo pequeno com motor potente que induz a um comportamento ágil em trânsito urbano, seguro em rodovia. As suspensões convencionais, McPherson na dianteira e com barra de torsão na traseira junto à nova plataforma global V da Nissan, propicia um grau elevado de rigidez torsional. O March assimila, sem grandes dificuldades, a sucessão de irregularidades que compõem o pavimento brasileiro. Excelente ergonomia para o motorista em banco que propicia suporte lombar e lateral e uma linha de teto alta que não oprime passageiros com altura superior a 1,80 m são outros predicados do modelo popular da Nissan.
Em relação ao design do March é necessário voltar aos carros de linhas arredondadas japoneses de décadas passadas que pareciam "sorridentes" para entendê-lo. O March não é um carro bonito, mas é charmoso, simpático e muito eficiente em sua proposta de automóvel urbano acessível no custo e prático no uso.

FONTE: Correio do Povo - Carros e Motos

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