quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Precisão no simulador da Mercedes


É uma visão futurista, lunar, espetacular. Sobre um imenso hexágono de pernas metálicas o maior e mais complexo simulador de testes, está o simulador da Mercedes-Benz em ação na unidade industrial de Sindelfingen, na Alemanha. Quem visita o simulador fica deslumbrado diante do avanço tecnológico da Mercedes e sua obsessão por tecnologia.
O domo ou cabine e os seis braços fornecem movimentos longitudinais e verticais ou o domo simula forças gravitacionais superiores a 1G. O domo pode também vibrar na reprodução, por exemplo, de uma estrada com cascalhos que é sempre um desafio aos sistemas de suspensões dos veículos.
Com este novo equipamento, os pesquisadores podem simular qualquer condição de uso do veículo, como frenagens de emergência, manobras evasivas, ultrapassagens em rodovias, trocas de trajetória em qualquer velocidade, além do enervante para e anda do trânsito urbano. Segundo os pesquisadores da Mercedes-Benz, o único processo que ainda não pode ser duplicado é a aceleração do Mercedes SLK de zero a 100 em 8 segundos. Como há também um limite no simulador para as curvas fechadas (hairping), na medida em que os seis braços metálicos que sustentam o simulador podem girar até 30 graus.
No entanto, no interior do domo podem ser reproduzidas condições extremas de clima, diferentes ângulos de incidência do sol, assim como chuva, neve ou gelo. Mas quem está no habitáculo dos carros reais dentro do domo, seguirá os cenários virtuais ou "blocos" que reproduzem diversos cenários, como as ruas a avenidas das grandes cidades do mundo, cenários de estradas rurais, rodovias de velocidade livre ou cenários noturnos. É uma realidade virtual mutante, porque o que surge nestes cenários são carros, ônibus, veículos que realizam manobras bruscas ou perigosas e que exigirão as ações evasivas e preventivas dos motoristas diante destas situações. Ao mesmo tempo em que poderosos computadores analisam em tempo real as funções dos veículos para que os sistemas que visam à segurança ativa, principalmente, sejam testados e continuamente aprimorados. O simulador custou 90 milhões de dólares.

FONTE: Correio do Povo - Carros e Motos

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