quinta-feira, 13 de outubro de 2011

LINHA DE CHEGADA - Sobra talento brasileiro

A Índia tem uma história de motorização recente e os veículos que produz nada têm a ver com o "gosto brasileiro". São, invariavelmente, peças tridimensionais quadradas, como os SUVs das montadoras indianas: robustos, mas limitados no apelo estético. No entanto, a Toyota escolheu a Índia para projetar e produzir seu novo carro popular global: o Etios. Este será lançado no Brasil no segundo semestre de 2012, ou primeiro de 2013. As fotos publicadas na mídia global mostram que a montadora errou no design: o carro é totalmente destituído de charme. Se não modificá-lo, o modelo pode não dar certo no país. Mas o Etios remete a um tema que está na pauta da semana. Do estímulo do governo brasileiro para que se produzam carros no Brasil. Que sejam, de preferência, projetos brasileiros. Por enquanto, isto não acontece e os tais projetos globais, em geral, vêm de fora para dentro. Embora exista talento brasileiro nas áreas de criação de grandes marcas globais.Um exemplo é a dupla de irmãos paulistas, os Fração, que desenhou o Passat alemão. Estes, brilham lá fora, enquanto no Brasil há equipes de engenharia e produção formadas por brasileiros da mais alta qualidade. No entanto, por trás do Etios há um designer indiano que nada sabe ou conhece sobre a cultura ou gosto brasileiros. Talvez este seja mesmo o próximo passo, da formação de um sólido mercado interno que permita que projetos de brasileiros para brasileiros se tornem realidade.Num Salão do Automóvel em São Paulo a Fiat apresentou um modelo de Uno todo feito em fibras naturais, extraídas de árvores da nossa flora. Enquanto isto, a indústria automobilística global batalha para substituir o aço pela caríssima fibra de carbono. Um futuro próximo indica que há soluções melhores, mais baratas e muito mais próximas, que estão dentro de nossas fronteiras.


Fonte: Correio do Povo - Carros e Motos

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