quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Touareg é um SUV na medida certa


Na escala evolutiva dos SUVs, o Volkswagen Touareg está no topo. É lógico que não vive sozinho neste nicho de caminhonetes ultrassofisticadas na tecnologia com graus diversos de acertos na estética. No caso do Touareg, há uma total compatibilização da forma e de conteúdo. Está na medida certa. Com design que ficou com uma linha mais rebaixada e equilibrada nesta versão 2011, enquanto a frente foi suavizada para melhor penetração aerodinâmica.
A versão testada pelo Correio do Povo é equipada com motor V8 e 335 HP e injeção direta. O Touareg roda macio e suave na cidade e o único detalhe que indica seu porte avantajado é o peso do volante. Não é pesado demais a ponto de transformar o motorista em um praticante de musculação contra a vontade. Mas também não possui aquela leveza enganosa do sistema de direção de alguns utilitários que geram a falsa impressão do veículo ser mais leve do que realmente é.
E um SUV que pesa mais de 2 mil quilos exige atenção redobrada em curvas, pelo fator inercial. No Touareg, o motorista "sente" a rodovia. Há um domínio pleno do veículo. O Touareg, embora suave no uso urbano, integra um avançado sistema de tração integral 4Motion que permite que o esportivo suba por inclinações de 31 graus. É muito. E chega a ser assustador para quem não pratica o "fora de estrada". Mas há controles eletrônicos de velocidade na subida e descida em terrenos íngremes, o que garante um alto grau de segurança ativa.
A versão testada também insere Programa Eletrônico de Estabilidade. E o controle de tração se vale de um diferencial autoblocante Torsen, que distribui torque e tração para as quatro rodas independentemente. Então, é praticamente impossível atolar com o Touareg.
O acabamento interno é finíssimo no couro Nappa de alta estirpe. Há apliques de madeira nobre no painel e console central e as regulagens dos bancos dianteiros são eletrônicas com memória. E a chave do Touareg de fino formato permite que as portas sejam abertas com um leve toque na maçaneta, devido ao controle eletrônico. O mesmo ocorre com o botão de partida. Para não destoar, o freio de estacionamento também tem acionamento eletrônico, de enorme eficiência. Basta rodar alguns quilômetros com o Touareg para entender porque é um sucesso global de vendas da Volkswagen.

FONTE: Correio do Povo - Carros e Motos

Nenhum comentário:

Postar um comentário