quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Prius no Brasil, depois de EUA e Europa

Híbrido tem motores elétrico e a gasolina que, juntos, atingem 138 cavalos


A praia de Maragogi, Alagoas, foi o cenário escolhido pela Toyota do Brasil para anunciar a introdução do híbrido Prius no mercado nacional. Lançado em 1997, com vendas de 2,3 milhões de unidades no mundo, sendo mais de 1 milhão nos EUA, o Prius estará disponível aos brasileiros no segundo semestre de 2012. O valor do carro no Brasil deverá custar entre R$ 85 e R$ 120 mil. Durante o lançamento, a Fundação Toyota do Brasil anunciou um projeto de gestão à Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, que envolve operação cooperada da Fundação Toyota do Brasil, da Fundação SOS Mata Atlântica e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) por dez anos. O Prius vem com faróis de neblina e LEDs nos faróis dianteiros e traseiros, inclusive na luz de freio; rodas de alumínio aro 15 sobrepostas por calota desenvolvida para diminuir atrito com o ar e consumo de combustível; sete airbags, ar-condicionado automático e digital e sistema de regeneração de energia - ao desacelerar ou frear, o motor elétrico funciona como gerador, convertendo a energia cinética em elétrica, carregando as baterias do carro. O motor elétrico é sustentado por 28 módulos de bateria de níquel, com vida útil de dez anos, alcança 88 cavalos de potência. O motor a gasolina de ciclo Atkinson (1,8 litro DOHC VVT-i de quatro cilindros e 16 válvulas) atinge 98 cv. Os dois motores juntos chegam a 138 cavalos.O Prius possui uma transmissão continuamente variável (CVT), que simula infinitas relações de marcha, mesmo quando o motor a combustão é acionado ou o condutor alterna entre os quatro modos de condução: Normal (quando o sistema Hybrid Synergy Drive otimiza o uso dos dois motores de forma automática); EV (quando o veículo entra em modo 100% elétrico, para condução em baixas velocidades até 40 km/h); ECO (usado para calibragem da resposta de aceleração); e o PWR (que modifica a resposta do veículo em aceleração, intensificando a potência e melhorando o desempenho em ultrapassagens e retomadas de velocidade.

Fonte: Correio do Povo - Carros e Motos

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