quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A boa surpresa do Uno Sporting


Sempre saem coelhos surpreendentes da "cartola" desta Fiat. E isto faz com que a "magia da marca", mestra no segmento dos carros compactos, seja preservada. Desta vez, o "coelho" atende pelo nome de Uno Sporting. É a versão um pouco mais incrementada da linha Uno que faz grande sucesso no mercado brasileiro, impulsionada por sua intrínseca qualidade.

É lógico que nem todos os coelhos surpreendem na cartola Fiat. O Linea, por exemplo, afirma mais uma vez que a marca italiana vai melhor no segmento dos hatches compactos do que no segmentos dos sedãs médios, grandes. O Linea é honesto, mas não excede, nem é luxuoso como apregoa a montadora.

Em relação ao Uno o que se tem nas mãos é um carro pequeno, confortável, com um interior muito bem acabado e com uma performance que surpreende e define que motores 1.0, a não ser que sejam turbinados, estarão fora do mercado em pouco tempo.

Antes do teste do Uno Sporting, Carros e Motos testou o Ford Ka 1.0. Um prático e sólido hatchback prejudicado no desempenho pela perda de torque do motor 1.0 nas baixas rotações. Eram exigidas as reduções constantes de marchas em subidas de ladeiras e aclives menos radicais. O resultado foi o aumento do gasto de gasolina.

Isto não ocorre com o motor 1.4 aspirado com 85 HP a gasolina e 88 HP a álcool do Uno Sporting, que mantém o torque linear em uso urbano e evita as trocas desnecessárias de marchas. A condução é mais confortável.

E carros pequenos em geral são utilizados em 80% em circuito urbano, o que não impede que o Sporting "pegue a estrada", com competência e segurança. As suspensões surpreendem pela leveza, rigidez e conforto. A princípio parecem "moles". Mas com o uso vem a certeza de que o Sporting é competente em curva e não sai da trajetória em reta. Em resumo, há um bom nível de estabilidade lateral e direcional nesta versão que teve as suspensões rebaixadas em 20 mm.

O Uno Sporting tem faróis com máscara negra, spoiler para o para-choque dianteiro, faixas laterais, minissaias laterais e ponteira de escapamento dupla. A estética externa pode mudar na base dos adesivos, assim como a decoração interna, já que painéis plásticos contemporâneos podem ser comprados em concessionárias. Os adesivos são sutis e de extremo bom gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário