quinta-feira, 25 de agosto de 2011

R8 GT é o Audi de R$ 1 milhão



Com uma produção limitada e 100 kg mais leve devido à adoção de peças de fibra de carbono, chega ao Brasil até o mês de setembro o primeiro Audi de R$ 1 milhão. Trata-se do superesportivo R8 GT com motor V10 FSI com 560 HP, e que vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e atinge 320 km/h de velocidade máxima. Do total de 333 unidades, três são destinadas ao mercado brasileiro. Cada unidade traz um número individual de produção, gravado sobre a alavanca de câmbio.

Mais leve e potente, a performance do novo R8 GT promete tirar o fôlego. Graças às novas tecnologias da marca para redução de peso, chave no R8 GT, o carro pesa somente 1.525 kg. A carroceria Audi Space Frame (ASF) passou por um alívio de peso, além de usar painéis de alumínio. Os engenheiros também reduziram o peso de alguns componentes da transmissão, além de rodas e freios em cerâmica.

No interior, os bancos de competição com quatro pontos de fixação contam com uma estrutura de fibra de vidro reforçada com fibra de carbono, resultando em uma redução de peso de 31,5 kg em relação aos bancos originais do R8 V10 5.2 FSI quattro.

Até o para-brisa do R8 GT é mais fino. Policarbonato foi aplicado na separação do habitáculo e do compartimento do motor, bem como na sua cobertura, feita com fibra de carbono reforçada com plástico. O sistema de freio de carbono/cerâmica também foi aliviado, bem como detalhes como o coletor de admissão e isolação do motor, até tapeçaria. Cada peça foi devidamente analisada e criteriosamente trabalhada, visando a, além da redução de peso, maior resistência ao desgaste.

No design houve várias modificações na parte externa, a maioria delas para redução de peso e criar uma identidade própria para o Grand Tourismo, que traz diversos componentes do Audi R8 LMS (Le Mans Séries). Como resultado, o novo R8 GT produz mais pressão aerodinâmica, sem piorar seu coeficiente de penetração ou ampliar a sua área frontal. A traseira tem aerofólio fixo em fibra de carbono.

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