sábado, 20 de agosto de 2011

VELOSTER É O ESPORTIVO ACESSIVEL



Exposto  na area da Hyundai no Salão de Genebra em março deste ano o  Veloster  ajudava no entendimento da ousadia estilística da marca coreana que, afinal, não é tão ousada assim:   o design fluido e aerodinâmico do Veloster ecoa os traços de outros carros esportivos abundantes no mercado europeu. Como o Lótus Elise ou Alfa Mito. 


É o mesmo que ocorre com o belo sedan Sonata, comercializado no Brasil, que  denuncia que sua inspiração veio do Mercedes SLS, sem dúvida. Assim mesmo os produtos da Hyundai soam originais e ousados. O mundo entende o conceito  da sofisticação acessível. Quando no showroom dos concessionários da marca em todo o mundo os “belos”  da Hyundai sempre custam menos do que similares da concorrência. A Mercedes Benz já sentiu esta concorrência predatória e reposicionou para baixo o preço de seu sedan mais vendido no mundo o Classe C. Portanto, para o consumidor é uma concorrência pra lá de positiva, atiçada pelos coreanos. No segmento dos carros de menor valor agregado, agora também ocupado pelos chineses que não vieram “à  passeio” para o mercado automobilístico global.


O belo e  estranho Veloster chega dentro de poucas semanas ao mercado brasileiro, numa rápida transição dos mercados primeiro mundistas para este mercado emergente. Que apesar da crise que cresce no mundo, já que a comercialização de veículos no Brasil segue em alta. Neste contexto positivo  o que é bom chega mais rápido ao Brasil. Quem se dispuser a conhecer o Veloster, em breve na rede Hyundai, vai se surpreender com este cupê esportivo que é mais impactante “ao vivo” do que nas  fotos. É ousado demais na forma. 


Estranheza acentuada na assimetria das portas , já que existe uma porta do lado do motorista e duas do lado do carona para facilitar e entrada e saída dos que viajam nos dois bancos traseiros. Alias o Sporster visto  e experimentado em Genebra é um autentico esportivo 2X2. Onde cabem confortavelmente quatro adultos. Os bancos traseiros não fazem com que você se sinta numa “lata de sardinha”, pois  são confortáveis, ergonômicos e acomodaram com facilidade o 1m74cm do jornalista e piloto de testes de Carros e Motos em Genebra. O motor surpreende por ter apenas 1600cm3 e 138hps.


Mas tem injeção direta que segundo a engenharia da Hyundai, reduz o consumo em 6%, enquanto o ganho na aceleração é de 8%. O Veloster faz em media 12 quilometros por litro na cidade e chega a  fazer 15 quilometros por litro em rodovia. Vai de  0 a 100 quilometros horários em 8. 5 segundos e chega a velocidade máxima de 200 quilometros, ajudado por seu perfil aerodinâmico. Outra surpresa, que tem a ver com a redução de custos, refere-se a adoção de suspensão semi independente com barra anti rolagem na traseira  que é incomum em carros esportivos que geralmente utilizam suspensões totalmente independentes  na traseira. 

Mas segundo a Imprensa especializada norte americana  que já testou o Veloster, este apresenta um nível de estabilidade lateral excepcional   e  roda  em linha reta sem desvios de trajetória. Última surpresa: o belo e veloz  Veloster custa na versão de entrada apenas 18 mil dólares nos Estados Unidos da America. No Brasil seu preço ainda não foi divulgado. Vejam abaixo o vídeo de apresentação do Veloster no Detroit Auto Show.



Nenhum comentário:

Postar um comentário