quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Tempero indiano no Range Rover Evoque


Os indianos da Tata Motors acionaram o sinal verde para que o ousadíssimo conceito LRX se transformasse no Range Rover Evoque, que estará nas concessionárias da marca no Brasil em novembro próximo. No Salão de Genebra, em março deste ano, a Land Rover, sob domínio indiano, materializou o LRX como veículo em produção. Quando apresentado no salão de Paris, em 2008, a marca inglesa provocou um susto nas almas tradicionalistas, por colocar-se num patamar de esportividade e ousadia estilística, até então desconhecido pela Land Rover. O seu modelo de maior sucesso, até aquele momento, era o Defender, cujo design data dos anos 50. Depois, gradativamente, a marca sofisticou-se na geração Range Rover, que é a versão mais ousada e com estilo da marca.

O Evoque é um feixe supernervoso de alta tecnologia que inclui o controle dinâmico da pressão interna dos amortecedores, através da modificação do campo magnético denominado magnetic ride. Além de cinco posições de suspensões, adaptáveis a qualquer tipo de pavimento ou condição de uso. Visto e examinado por Carros e Motos na área de exposição da Land Rover, em Genebra, o Evoque é mesmo surpreendente. E parece mais destinado ao mundo fashion do que àquele cheio de animais selvagens. Porque, em geral, em locais protegidos, como o famoso Kruger Park, na África do Sul, quem tem coragem de ficar cara a cara com rinoceronte e o leão é sempre um Land Rover - é totalmente confiável e forte.

Mas o Evoque, que tem partes das suspensões, capô e estrutura do teto em alumínio e que por isto teve o peso reduzido em 200 quilos em relação ao restante da linha Land Rover, integra agora um interior assemelhado ao cockpit de um carro esportivo, onde bancos envolventes e instrumentos direcionados ao motorista subvertem o tradicionalismo da marca e geram uma nova noção de força, associada à sutileza e à esportividade.

O design do Evoque é esguio, um tanto quanto exótico na cintura lateral, muito elevada, e vidros laterais de tamanho reduzido, mas, sem dúvida, é também uma estética sensual, tremendamente atraente e que possui um coeficiente de penetração aerodinâmica (cx) de apenas 0,35. Este índice, que demonstra a capacidade do Evoque de atravessar o ar, é menor em relação a coeficientes de veículos esportivos consagrados no mercado.

Segundo a imprensa especializada europeia, o novo modelo vai além da forma incisiva e mostra uma performance dinâmica surpreendente para um crossover 4x4. O Evoque, pelo seu ineditismo de forma e conteúdo, pode ser o maior sucesso de vendas na história da Land Rover. É o que os ingleses e os seus patrões indianos esperam.

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