domingo, 21 de agosto de 2011

KAWASAKI ER6-N É EFICIENTE NA CIDADE



Moto para uso urbano que não seja para o frenético trabalho dos motoboys onde, sem duvida, nem conta a tecnologia do veiculo, necessita ser adaptada à uma situação especial de uso. Por exemplo, as motos “Custom” de grande entreeixos como as Harley Davidson, são desaconselháveis para uso urbano. Porque são pesadas, tem reações lentas que dificultam as manobras evasivas ou simplesmente o rodar tranqüilo pela cidade. 


Como estradeiras, no entanto, são  motos ideais. Já as superesportivas, são projetadas para ficarem nas garagens  e não para circularem em meio ao intenso transito urbano. Embora no Brasil um grande numero de motociclistas opte, justamente, por utilizarem estas motos baixas, ultra velozes , em geral sem torque nas baixas rotações, na cidade. É, sem duvida, um uso problemático que pode levar ao acidente.As superespotivas são motos prazeirosas na rodovia e nos autódromos. Mas exigem uma enorme dose de experiência e  total atenção do piloto às suas reações ultra rápidas. Convem lembrar que 90% das super esportivas hoje chegam aos 300 quilometros horários de velocidade máxima. 

Uma tarde em teste de rodagem com a Kawasaki ER-6N, em circuito urbano, foi tempo suficiente para sentir e avaliar o quanto estas motos mistas que ficam entre a “street” e a “trail”, servem ao uso tranqüilo, sem stress. A ER6-N, é uma “Naked” ou moto sem carenagem com um design agressivo que não deixa ninguém indiferente por onde passa. E motociclistas gostam de serem vistos e admirados através das motos que pilotam. É lógico que esta regra não serve aos motoboys que levam o estigma da moto mal usada e abusada. 

Em geral motoboys são um estorvo no transito o que aumenta a probabilidade de se acidentarem. Mas quem esta no transito da cidade com a intenção de se deslocar com  segurança e tranqüilidade, deve optar por uma moto segura. E a Kawasaki ER6-N, é mais elevada em relação ao solo que uma moto street normal. E a Kawa ER6-N é a moto ideal  no transito por permitir uma melhor visualizaçao do em torno por parte do piloto, enquanto e também melhor visualizada pelos motoristas. 

Embora hoje o risco para os mototiclistas consicentes venham não tanto dos automóveis mas destes tele entregadores que em alta velocidade sempre, muitas vezes, colidem com outras motos. E isto tem que ser coibido, com urgencia pelas autoridades do transito. De volta a Kawasaki ER6-N e sua perfomance, pode-se afirmar que é tranqüila. Embora com 72 hps, do motor com dois cilindros paralelos, refrigerado a água, esta potencia respeitavel transita de forma linear sem trancos, pelo cambio com seis velocidades. A parte ciclistica que insere monoamortecimento na traseira é confiável e segura, com a Kawa inclinando em curvas sem saída da roda traseira ou dianteira, com absorção das irregularidades do terreno que não afetam a pilotagm. 

Os freios a disco duplos com  300mm de diâmetro na dianteira e 200mm na traseira  são de enorme eficiência o que amplia o nível de segurança ativa da moto.  Na Freeway a ER6-N, ainda mostrou que uma “naked” pode ser eficiente e veloz, sem perda da estabilidade direcional. Mas o problema na moto sem carenagem é que seu uso é lmitado na rodovia pela intensidade do vento. É isto mesmo: sem recursos aerodinâmicos das super esportivas que desviam o fluxo de ar por cima do piloto, esta Kawasaki tem  esta limitação aerodinamica que so ocorre em velocidades acima dos 130 quilometros horários. Fora da lei, portanto. Sem duvida esta ER6-N é mais um acerto tecnológico desta progressiva Kawasaki.

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