sexta-feira, 19 de agosto de 2011

CRESCE O MERCADO DOS CARROS DE LUXO



Os carros de luxo já não estacionam mais somente na frente dos restaurantes finíssimos da costa mediterrânea francesa ou Italiana. Também estão em menor numero na sofisticada California que  assolada por índices de poluição insustentáveis, pensa em criar vias expressas para ciclistas na rodovias de velocidade limitada a 110 quilometros horários onde, com freqüência, Porsches e Ferraris passam a mais de 200 por hora. Não é tão eficiente assim a fiscalização nem tão comportados como aparecem para o mundo os motoristas.  E  os milionários  norte americanos agora querem  o Tesla Roadtser. O caro e sofisticad carro esporte   eletrico que custa mais de 200 mil dólares, chega aos 200 de velocidade máxima e tem autonmia,  para mais de 400 quilmetros. A Tesla também é californiana. No entanto, nos finais de semana  no fino centro de  Campos do Jordão em São Paulo, Jurere em Santa Catarina ou mesmo na “Calçada da Fama” em Porto Alegre, há sempre carrões por perto e motoristas que os dirigem com indisfarçável satisfação. 

O mesmo ocorre nas largas avenidas de Shangai na China. Hoje o maior mercado global ´para carros de luxos que invariavelmente custam acima de R$ 100 mil ou muito mais . Alias,se no Brasil o consumidor encontrar um carro de luxo cotado a menos de R$ 100 mil, pode comprar porque é  “barbada”. Na China mostra uma recente pesquisa da Global Insigth, empresa norte americana de consultoria, de cada dez propretarios de veículos, um dirige um sedan luxuoso e caro. No final de 2010 a Audi comemorou a venda de um milhão de unidades de carros naquele mercado. E um Audi não é barato nem la nem aqui. A marca de elite do Grupo Volkswgen cresce mais em mercados emergentes do que em mercados primeiro mundistas, onde a terrível crise fiscal de países importantes da Comunidade Europeia, induzem à  momentânea queda no mercado do luxo, que não inclui somente automóveis. Pode incluir também o relógio Richard Mille Turbillon que usa tecnologia espacial e que custa a “bagatela” de 525 mil dólares.É  o mesmo preço de uma Ferrari. Mas quem tem uma Feerari em geral usa um destes no pulso. Por trás do crescimento geometrico do mercado de luxo nos países emergentes, principalmente, esta a ânsia por status, a vontade de  tornar mais evidente para os outros uma riqueza recém conquistada e a própria mobilidade social nos paises do Bric que são, Brasil, Russia , India e China. 

Uma mobilidade que gerou milhares de novos milionários os últimos cinco anos. Afinal, há novas fronteiras econômicas neste mundo complexo, para serem exploradas. Em geral quem se “da bem” se autogratifica com quatro rodas e um poderoso motor la na frente.Segundo os analistas de mercado, nem mesmo a crise global ira derrubar o mercado do luxo onde o automóvel é a “prima dona”. Afinal a vaidade humana já tem milhares de anos e ainda esta por  aí.  Melhor se vier acompanhada do  ronco forte do motor, do belo design  e  da diferenciação social. Explode o ego.

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