quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Enfim, o Cinquecento mexicano


O Fiat 500 não mudou por fora, continua o carro pequeno, menor que um Fiat Mille. Mas, segundo o diretor de Produto da Fiat Automóveis, Engenheiro Carlos Eugenio Dutra, o novo modelo, agora produzido no México, sofreu uma série de modificações em sistemas mecânicos e teve reformulado o interior, que ficou ao gosto dos brasileiros. Há uma série de porta-objetos adicionais e um conforto ampliado, salientou o engenheiro.

"A principal novidade é que ampliamos a gama do 500, introduzindo novas versões. Por exemplo, a versão Cult custa R$ 39.900 e insere o motor EVO 1.4, o mesmo que equipa versões do Fiat Uno, que é nosso maior sucesso de vendas no mercado brasileiro, no momento", enfatiza. Esta versão, pode ter o câmbio manual ou o automático dualogic.

Dutra destaca que, mesmo nesta versão de entrada, não há um empobrecimento tecnológico já que foram mantidos, justamente os diferenciais tecnológicos do 500. Como o duplo airbag, sistema de frenagem com repartidor de peso eletrônico, freios a disco com abs na quatro rodas e foi mantido o programa eletrônico de estabilidade. "Este, sem dúvida, é uma garantia do alto nível de segurança no 500", acrescentou o engenheiro.

Há também as versões Sport Air e Lounge Air. "A principal atração nestas versões superiores do 500 é o motor com quatro cilindros MultiAir - produzido nos Estados Unidos - da \Chrysler, no México, mas que tem tecnologia italiana avançada. Com 105 HP propicia, por meio do controle eletrônico individual das válvulas de admissão, que diferentes volumes e fluxos de ar sejam injetados nos cilindros ao mesmo tempo. O que otimiza a queima, gerando maior potência e linearidade no torque."

As versões superiores do Fiat 500 podem ser dotadas de câmbio de seis marchas "o que gera maior economia de combustível, otimizando a performance". Outra característica positiva do motor MultiAir, observou o engenheiro, é que ele está de acordo com a legislação Euro 5, que entrará em vigor em 2012 no continente europeu. Tem baixo nível de emissões - abaixo dos 110 gramas de dióxido de carbono por quilômetro rodado.

Com este motor ciclo urbano, o 500 faz mais de 15 quilômetros por litro. Convém salientar que o 1.4 Fire produzido no Brasil também é muito econômico, com uma média urbana que se situa em torno dos 13 quilômetros por litro, destaca Dutra.

De acordo com o engenheiro, há outros fatores que contribuem para o comportamento ágil, seguro e à frente dos concorrente do novo Fiat. "O 500 é pequeno, mas tem comportamento dinâmico de um cupê esportivo. E a versão Sport Air ultrapassa os 200 quilômetros horários. Enfatizaremos justamente esta performance surpreendente através de um intensivo programa de teste drive que será realizado nas concessionárias."

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