quinta-feira, 15 de setembro de 2011

COM O CONCEITO GT E O DESIGN DO NOVO RIO, KIA ARRANCA NA FRENTE

Se a Hyundai surpreende de novo ao lançar a segunda geração de um carro recente, o i30, a Kia não fica atrás e mostra no Salão de Frankfurt um modelo em produção e outro que redireciona o design da marca. O carro em produção entrará no mercado europeu neste outono. É o compacto Rio, que pode chegar ao Brasil em 2012, já que a indústria sul-coreana não pretende produzi-lo somente na República Tcheca, mas também nos Estados Unidos e numa nova unidade industrial a ser construída no México. Já o carro-conceito é o sensual e feroz Kia GT. Este, segundo o designer Peter Schreyer, que estava na área de exposição, no salão, é uma possibilidade de como será o desenho futuro dos veículos da marca sul-coreana. "Com certeza, eles terão um grau elevado de esportividade", salientou o designer que mudou a face da Kia nos últimos anos. Mas há outra razão para apresentar o modelo GT: é a obrigação de marcas que querem entrar no segmento premium do mercado de provarem que seus automóveis são muito velozes e muito seguros. Porque os carros alemães são assim. Então, a Kia dotou o GT de potente motor com seis cilindros, turbinado com injeção direta e 395 HP. E a velocidade é de 230 km/h. A estrutura do carro é feita em aço e alumínio. A Kia evitou o uso da fibra de carbono porque sabe que sua clientela ao redor do mundo não é a mesma que compra o Lamborghini ou o Mercedes SLS. O consumidor da marca é da classe média, com poder aquisitivo, mas que não circula pelo mundo da riqueza, explícita ou secreta, dos supercarros. O Kia GT é também um superesportivo. A imprensa europeia afirma que a Kia já produz em segredo este poderoso carro esportivo e irá lançá-lo no mercado em 2013. Já o Kia Rio é outro acerto de design de Schreyer. É um carro pequeno, mas não minúsculo, com 4.045 metros de comprimento, 2.750 mm de entre-eixos e com 1.720 mm de altura. É um carro de linhas harmoniosas, muito bem proporcionado que, experimentado pelo Correio do Povo em Frankfurt, mostrou um surpreendente espaço interno e um acabamento primoroso. E o Rio tem quatro portas, que é um requisito importante para os consumidores europeus. No Brasil, o Rio estaria, na estética e no conteúdo tecnológico, acima do Renault Sandero, que domina o segmento. Assim, a Kia do Brasil pode trazer o Rio, que deverá ser um sucesso de vendas, sem dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário