quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Urban Concept mostra a nova proposta da Audi


Em meio às "feras" da Audi, todas prontas para ultrapassarem os 250 quilômetros horários, ele mais parece um "colibri", ou, quem sabe, o "patinho feio", um tanto quanto deslocado no meio dos belos e poderosos da marca alemã que faz da alta velocidade um marketing e das performances fortíssimas uma garantia de sucesso em todo o mundo.
É mesmo impressionante o sucesso da marca de elite do Grupo Volkswagen, que em 2010 ultrapassou 1 milhão de veículos produzidos pela montadora. E Audis, todo mundo sabe, não custam pouco. Não são automóveis para todos. São destinados àqueles que sentem que um carro vai além do "ir e vir". Sim, vai e vem, no entanto pode ser a mais de 200 km por hora. Mas quem é o veículo que destoa dos luxuosos na amplíssima área de exposições da Audi, em Frankfurt? É o Urban Concept de design estranho e com missão específica: a de mostrar ao mundo que a marca que corre demais também pode ser ecológica e preocupada com uma mobilidade humana mais prática e menos veloz. Segundo uma fonte da Audi no Salão de Frankfurt, o Urban Concept redefine o conceito do prazer de dirigir. Portanto, não é um carro que possa carregar o compromisso ou a história da marca. Para a montadora, o Urban Concept oferece num espaço aberto o conforto e a segurança dos cupês e sedãs da marca.
Com seu corpo esguio e aerodinâmico e rodas que ficam à mostra, o Urban Concept sintetiza a capacitação tecnológica da Audi, mas não abre mão de conceitos que são inerentes à marca, como a esportividade e o conforto superior. A cabine do Urban Concept foi projetada para duas pessoas apenas, sendo moldada inteiramente em material plástico de alta resistência com reforços em fibra de carbono.
O Urban Concept é um veículo puramente elétrico. O pack (pacote, invólucro) das baterias de íon-lítio é localizado entre a plataforma e o piso do carro numa tecnologia definida como "sanduíche". As baterias armazenam 31 KWh de energia, sendo que 24 KWh podem ser usados na motricidade do veículo. O motor elétrico é montado transversalmente na parte da frente do carro e a potência é de 116 HP, no torque máximo de 270 Nm.
A tração é dianteira e a autonomia do Urban Concept chega aos 200 quilômetros. As baterias podem ser recarregadas durante uma hora e meia em corrente elétrica de 400 volts. Ou por quatro horas, apenas, em corrente doméstica de 220 volts. O "carro show" da Audi pesa menos de 1.150 quilos, o que identifica a tecnologia de construção de automóveis ultraleves da Audi que tem sido utilizada em modelos convencionais de alta performance como o R8, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário