quinta-feira, 15 de setembro de 2011

i30, uma escultura para ser interpretada

Os consumidores ao redor do mundo já sabem o que esperar da Hyundai: carros sempre mais evoluídos na forma e no conteúdo. Embora seja difícil compatibilizar os dois valores diante do design cada vez mais ousado e até futurista dos veículos da marca coreana. Não é diferente no Salão de Frankfurt, onde a grande novidade é o novo i30. O carro-chefe em vendas da Hyundai no mundo ganha uma nova estética ainda mais fluida, agressiva e esportiva, inspirada no crossover i40, que não vem para o Brasil. Na área de exposição da Hyundai, o diretor de design da marca, o alemão Thomas Burkle, explicou que o i30, como os demais Hyundai, deve ser visto como uma escultura tridimensional, que permite diversas interpretações do olhar e demais sentidos. "Este novo i30 inspira um sentido de total controle e confiança em sua capacidade. O que depois se comprova na performance superior do carro", frisou. O interior do i30 ampliou o conceito do dual cockpit com o posto de comando exclusivo e diferenciado em relação à posição do passageiro. Há um console central encimado pela tela de LCD com 7 polegadas onde podem ser visualizadas todas as informações sobre as funções do carro. A tela serve ainda ao GPS e sistema de infoentretenimento. Há seis airbags de série, como são de série o Programa Eletrônico de Estabilidade, controle de tração, freios a disco com ABS nas quatro rodas e distribuição eletrônica do peso de frenagem. Surpreende o motor 1.6, turbinado com injeção direta que tem 135 HP, mas a velocidade final do i30 é de 200 quilômetros horários. Graças à potência do motor, mas também à melhora da aerodinâmica do hatchback. O novo i30 será comercializado na Europa a partir de abril de 2012 e deve chegar ao Brasil no final do primeiro semestre de 2012, segundo informação extraoficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário