quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A escolher: de três ou quatro portas?


Os Hyundai Veloster e Elantra já estão nos showrooms da rede Caoa, no Brasil. Na unidade da Praça Japão, em Porto Alegre, o gerente de vendas Sérgio Marques explica que se tratam de dois modelos com diferentes destinações. "No mercado norte-americano, o Veloster é destinado à geração X. São aqueles jovens bem sucedidos na faixa dos 25 a 35 anos de idade. Já no Brasil, onde não há esta segmentação tão ampla, a faixa etária amplia-se. Aqui, este modelo destina-se aos "jovens de espírito", brinca o executivo.
Com seu design de linhas fortes, flancos marcados e uma traseira muito elevada, típica dos carros esportivos, o Veloster deve agradar aquela faixa de público que, segundo Marques, "ama o anticonvencional. "E o Veloster é assimétrico no design. Ele só tem três portas".
A segunda novidade no showroom é o sedã Elantra de porte médio que se situa um degrau abaixo no luxo e potência, em relação ao Sonata. De acordo com o executivo, o Elantra chega para disputar mercado com modelos como o Civic, o Corolla ou o Kia Cerato. "Mas leva a vantagem de ser mais bonito e mais bem equipado. Sua dirigibilidade é superior em relação a seus concorrentes", acrecenta.


Marques destaca que o Elantra é hoje um sucesso de vendas no mercado americano, onde a imprensa especializada destaca suas características positivas. Como a potência e ampla faixa de torque do motor com 148 HP, ampla gama de equipamentos de série e opcionais distribuídos em "pacotes". E, principalmente, a acessibilidade em custo.
Esta modificação recente em relação ao imposto sobre carros importados não terá reflexo significativo nos preços finais ao consumidor dos dois modelos, enfatiza o gerente. Segundo ele, a rede Caoa continuará com carros acessíveis no custo. "Com tecnolgia de ponta e belíssimo design. Eis a síntese", afirma Marques.
O Correio do Povo teve a oportunidade de testar o Veloster durante realização do Salão Genebra, no mês de março. Foi uma curta avaliação de não mais do que 30 quilômetros rodados que, no entanto, mostrou que o esportivo não amedronta o condutor. O Veloster é aquele carro fashion que receberá toda a atenção do manobrista em restaurante sofisticado e serve àqueles motoristas que não querem um automóvel convencional. Aliás, como ser convencional com apenas três portas?
O modelo tem duas portas no lado do carona, mas uma porta apenas, de tamanho avantajado, no lado do motorista. Este lado possui maior área envidraçada, o que amplia a visão periférica, prejudicada à ré pelo tamanho reduzido do vidro traseiro. Mas há retrovisores externos de bom tamanho que também ajudam na manutenção do bom ângulo de visão para trás. A posição ao volante é ergonômica. Mas a linha elevada das laterais acentuam a impressão de cockpit esportivo que "embute" o motorista. O Veloster compatibiliza, sem problemas, forma e função, sendo mais um acerto da Hyundai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário