quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Prius reforça o conceito híbrido


A Toyota renova em Frankfurt sua fidelidade à tecnologia híbrida, iniciada em 1999, quando a presidência da empresa estimulou os cem melhores engenheiros e projetistas da companhia a criarem um carro para o futuro. O futuro chegou e o hibridismo do Prius agrada nos mercados dos países desenvolvidos e já está chegando bem recomendado nos "emergentes".
Trata-se de um carro silencioso, com ótimo nível de segurança ativa e passiva e muito ágil em trânsito urbano. Com uma diferença: o Prius faz 30 quilômetros com 1 litro de gasolina. E tem o tamanho de um Renault Sandero, ou de um Punto, que são menos econômicos porque convencionais na tecnologia.
No Salão de Frankfurt, a novidade da Toyota é o Prius Híbrido recarregável, cuja tecnologia insere baterias de íon-lítio que garantem uma autonomia de 23 quilômetros, somente no modo elétrico. Após esta quilometragem, o Prius seguirá como um modelo híbrido normal na interação dos motores elétrico e a gasolina. No entanto, o destaque é que este Prius pode ser recarregado na tomada elétrica caseira de 110 ou 220 volts, durante uma hora e meia, no máximo.
O automóvel é propulsionado pelos 100 HP gerados pelos modos elétrico e a gasolina e acelera de zero a 100 quilômetros horários em 10,2 segundos. Sua velocidade máxima é de 180 quilômetros horários. O consumo é de 2,2 litros de gasolina a cada 100 quilômetros e as emissões de monóxido de carbono não ultrapassam os 49 gramas por quilômetro rodado.
O Prius pesa 1.420 quilos não sendo mais pesado, portanto, em relação a carros convencionais a gasolina, embora sua tecnologia mais complexa exija mais elementos mecânicos. No entanto, a redução do peso do veículo foi conseguida com a utilização de materiais alternativos ao aço na estrutura do carro, como compostos plásticos e de alumínio.

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