quinta-feira, 8 de setembro de 2011

SALÃO DOS CONCEITOS LAND ROVER E FORD


Nada melhor em tempo de recessão na economia europeia do que um punhado de "bravos" cuja missão no Salão de Frankfurt será de levantar o moral do consumidor. Pegá-lo pela emoção já que a razão afirma que, mesmo em países ricos, é tempo de economizar. Menos na poderosa Alemanha, que parece ter deixado sua arquirrival, a França, no retrovisor: o mercado francês caiu mais de 15% nos primeiros seis meses deste ano, enquanto o alemão cresceu mais de 20%.

Mas no jogo pesado da indústria automobilística, que sobrevive na base do "win-win" ou vencer e vencer - porque um modelo perdedor pode gerar prejuízo financeiro bilionário e transformar-se numa perda irreparável à imagem da marca - todos tratam de apresentar o melhor no Salão do Automóvel de Frankfurt, de 15 a 25 de setembro.

A Ford Motor Company com o kinetic design ou "design em movimento", que gerou modelos vencedores como o New Fiesta e o novo Focus, acha que chegou o tempo da mudança. Em Frankfurt apresentará para a mídia global no dia 13 de setembro o belo e sensual Evo. Um carro conceito que inicia, segundo afirmou o diretor mundial de design da marca J. Mays, uma nova era para a Ford. O desenho desta próxima geração será mais fluido e com linhas menos trabalhadas em relação ao kinetic, que encheu de vincos laterais o Fiesta, por exemplo. Haverá ainda mais preocupação com o acabamento interno dos carros, que deve ser mais arredondado e esportivo. As fotos do interior do Evo mostram uma sensualidade aberta e muito sutil.

Quem também flerta com o futuro próximo em Frankfurt é a Land Rover que, finalmente, apresenta um substituto para o lendário Defender, aquele jipe quadradão, meio antidiluviano no design, mas amado por 11 entre dez exploradores de lugares remotos. O Defender, que ainda hoje se aventura na frente de leões e de bichos ainda mais brabos nos parques nacionais da África, será substituído em 2015. Seu sucessor derivará do carro- conceito que será mostrado no salão alemão, com o codinome de DC100.

A Land Rover sabe que é uma tarefa dificílima mudar e mexer num mito cultuado por sua lendária robustez e destemor. Mas os tempos são outros e até mesmo quem deseja ficar perto do leão, na maioria das vezes não abdica do jeans Diesel e da camisa polo Ralph Laurent. Se for mulher e aventureira, ainda borrifará umas gotas do último "Tom Ford" na juba do leão. O novo Defender deve ser, ao menos, mais bonito e muito mais fashion.

Nenhum comentário:

Postar um comentário