quinta-feira, 29 de setembro de 2011

R-Space é o monovolume do futuro


Em 1995, ao apresentar no Salão de Frankfurt, o Scénic da Renault que inaugurava o segmento do monovolume. O veículo que a imprensa francesa, jocosamente, definiu como "sem frente nem fundos". Porque formado por um só corpo e, no caso do Scénic, uma espécie de arco contínuo da dianteira à traseira. O Scénic logo transformou-se num grandioso sucesso de vendas da marca francesa e permanece até hoje em produção. Tornou-se com o passar dos anos três gerações de modelos, o veículo preferido da família francesa e europeia, o que obrigou os concorrentes a produzirem seus "monovolumes" como o Citroën Picasso, Ford C-Max ou Opel Meriva, entre centenas de outros modelos das principais marcas globais.
Em Frankfurt deste ano, a Renault retoma o conceito do monovolume e o projeta no futuro. Trata-se agora do R-Space, cuja inspiração, segundo a marca, vem do convívio familiar. Dos pais amorosos que viajam junto a seus filhos num ambiente que lembra a sala de café da casa, algo acolhedor e receptivo. Mesmo as cores escolhidas remetem ao ambiente familiar. A carroceria é pintada numa cor que remete ao mel, há partes em branco que remetem ao leite e outras que também direcionam os sentidos a um ambiente seguro.
Há duas áreas distintas num corpo sem divisões do R-Space. Na frente, bancos rotatórios para motorista e passageiro ou mãe e pai. Atrás há módulos, formados em espuma e tecido, que são movidos por motores elétricos e geram um ambiente lúdico para as crianças. Mediante acionamento através de um botão no painel, os módulos se transformam em bancos, em mesa ou na superfície totalmente plana que propicia o relaxamento das crianças. A luz solar entra pelo teto panorâmico e pode ser graduada.
O R-Space foi projetado para ser totalmente seguro, com múltiplos airbags e sistemas eletrônicos que visam à segurança ativa e passiva. Graças ao uso intensivo de materiais plásticos na carroceria, o peso foi drasticamente reduzido, o que permitiu a colocação de um motor com apenas 900 cm e três cilindros. A média de consumo é de 28,5 km por litro de gasolina e as emissões de monóxido de carbono, 95 gramas por quilômetro rodado.

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