quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Salão sustenta a força da indústria alemã


Encerrada no último domingo, a 64 edição do Salão Internacional do Automovel de Frankfurt já mostra números que espantam a crise e renovam a fé no automóvel. Pelas bilheterias da Messe, a grande área central para eventos, passaram mais de 900 mil pessoas. É número recorde em feiras automobilísticas globais. Foram 1.007 exibidores, diante dos 781 de 2009. Quando o Salão bateu de frente com a crise norte-americana que causou estragos nas montadoras europeias e asiáticas que ainda hoje dependem do grande mercado norte-americano para sua lucratividade.
Nesta edição, embora a crise estivesse próxima, na queda vertiginosa das economias de Irlanda, Grécia, Espanha e Portugal, que também são mercados automobilísticos importantes, isto não afetou a confiança dos alemães em produzirem um grande e forte salão. Cuja missão principal foi de reforçar a imagem das marcas automobilísticas alemãs diante da mídia e de visitantes de todo o mundo. Nem precisava: as marcas alemãs dominam o segmento premium do mercado, mas não esquecem do "feijão com arroz". Ou melhor, do carrinho básico com charme.
No salão, este automóvel foi o Volkswagen Up!. Global, será comercializado em mais de cem países e estará no mercado brasileiro antes do segundo semestre de 2012. O Up! é do tamanho do Fiat 500 e insere tecnologia de ponta, como o sistema antiatropelamento de pedestre que freia o carro automaticamente diante de obstáculos, até 30 quilômetros por hora. Mais o motor com três cilindros supereconômico e não poluente. A Volkswagen estima vender mais de 300 mil Up! por ano a partir de 2012.
Mas marcas tradicionais do segmento de luxo, como a Mercedes-Benz e a BMW, também apresentaram seus práticos e econômicos, destinados a um mundo que pode mudar. Da Mercedes veio o novo Classe B, mais aerodinâmico, leve e com motores mais econômicos. Da BMW, o revolucionário i3, elétrico com design aerodinâmico e incisivo. São carros para o mercado dos compactos e subcompactos que cresce na Europa e no mundo.
Mas se carros pequenos foram o lado racional de Frankfurt, é lógico que o glamour e o preço elevado não ficaram fora da festa. Foram abundantes os carros superesportivos espetaculares. Como o Bugatti "Ouro Branco", o novo Lamborghini Gallardo, além da Alfa 4C, Maseratti GT e tantos outros, ferozes e chamativos. Afinal, houve de tudo em Frankfurt. Até mesmo a paixão dos seres humanos pelo automóvel, que a tudo supera. Uma verdadeira devoção ao automóvel.

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