quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Ford apresenta novo design para 2013


O diretor mundial de design da Ford Motor Company, J. Mays, afirmou no Salão de Frankfurt, encerrado no domingo passado, que o novo design exposto no carro-conceito Evos, apresentado no Salão, não é um mero exercício estilístico, mas o direcionamento do design da marca para 2013. É uma declaração surpreendente diante do sucesso global do kinetic design que em outubro chega em mais uma versão do New Fiesta ao mercado brasileiro.
Desta vez será o hatchback. Com desenho cheio de contornos e ângulos que se entrelaçam, o kinetic deu uma nova face à Ford que recebia críticas justamente por suas mudanças, tantas vezes, desastradas na aparência de seus veículos. Agora a fluidez no design do Evos surpreende, mas não retira a força da estética kinetic do novo Focus, exposto a poucos metros do Evos em Frankfurt.
O Evos foi projetado no centro de design da Ford em Colônia, na Alemanha, e produzido na Itália. É mais um exercício prático de uma nova forma do que um carro pronto para a produção. O Evos é por demais futurista para entrar nos mercados mundiais que aceitam a criatividade, mas, em geral, rejeitam o que soa exótico. Mas esta é uma explicação desnecessária para uma Ford escolada nos mercados globais e que sabe o que funciona ou não. O Evos, com quatro portas em asas de gaivota e grade trapezoidal colocada em posição elevada na frente mais um interior belo e prático, é um interessantíssimo produto que aponta para mais ousadia estética na Ford.
Quanto ao Focus ST, ele sinaliza para uma oportunidade perdida pela Ford do Brasil que não possui uma versão esportiva do belo hatchback. O ST insere motor com 250 HP, câmbio com seis velocidades, freios a disco com maior diâmetro, suspensão rebaixada em 4 milímetros e molas de curso mais curto. O Focus ST insere a parafernália eletrônica que garante um alto nível de segurança ativa, como os controles de tração e estabilidade. São equipamentos essenciais num carro de reações ultrarrápidas que chega a 240 quilômetros horários. Em Frankfurt, a Ford que ainda expõe a outros modelos direcionados unicamente ao mercado europeu, como a van B-Max, afirma que sabe produzir ótimos automóveis. Aliás, os produz também no Brasil e na Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário